Notícias

NotíciasFechamento do Campo de Marte: desconhecimento ou politicagem?14/01/2019

No Campo de Marte há escolas de aviação, oficinas, hangares deatendimento e suporte aeroportuário, a base do grupamento aéreo da Policia Militar do Estado de São Paulo, bem como um conjunto significativo de empresas que o tornam um equipamento aeroportuário muito relevante para a economia da cidade, do estado e do pais. Esse papel só não tem sido ainda mais relevante porque procedimentos de pouso e decolagem por instrumentos não se encontram – ainda – homologados. Este é um tema que a nossa Associação, com as autoridades aeronáuticas competentes, tem trabalhado há algum tempo, tendo como objetivo a sua implantação, o mais rapidamente possível. 

O Campo de Marte não é diferente de nenhum outro aeroporto executivo e de aviação geral, seja em Miami, Chicago, Los Angeles, Teterboro, London City, Le Bourget, entre tantas outras centenas: operações de aviação geral e executiva, localizados em centros urbanos. Todos cercados pelas cidades que atendem, nada diferente do Campo de Marte.

Aliás, o Campo de Marte não é diferente de nenhum dos outros aeroportos da própria região metropolitana de São Paulo como Congonhas, Cumbica, Viracopos, Sorocaba, Jundiaí, Santos e São José dos Campos. Todos em centros urbanos,  cumprindo rigorosamente todas as normas de segurança em vigor.

Extrapolando o raciocínio do governador, dado que a densidade populacional dos arredores de Congonhas é muito maior do que do Campo de Marte e, tendo em vista que em Congonhas também ocorreram terríveis e lamentáveis acidentes, com centenas de vítimas fatais (o que é bem diferente dos casos do Campo de Marte, de proporções muito menores), deveríamos então acreditar que Congonhas não deveria ter seu fechamento prioritário ao do Campo de Marte? O argumento usado pelo governador é totalmente ilógico e não tem nenhum fundamento na realidade.

A AOPA Brasil repudia a ideia de fechamento do Campo de Marte, já solicitou audiência com o governador para explicar o que se pode fazer para que o Campo se torne ainda mais atrativo e útil para a cidade e para a aviação. Da mesma forma, já expressamos a nossa opinião a todas as demais autoridades aeronáuticas brasileiras, que em sua grande maioria, têm a mesma opinião, diferente da do governador.

Então, a não ser que existam outras razões que não se pode revelar ao público, o fechamento do Campo de Marte só pode ser fruto de desconhecimento ou pura politicagem. Clique no link abaixo e leia o ofício enviado ao governador, no dia de hoje.

 




Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!










fale conosco

(11) 97237.3877

(11) 97237.3877