Notícias

NotíciasAVIAÇÃO GERAL EM OPERAÇÕES VOLUNTÁRIAS: Informações indispensáveis!02/04/2020

No momento mais de 230 aeronaves já se cadastraram como possíveis voluntárias para atividades de apoio à logística do Ministério da Infraestrutura, Saúde e Forças Armadas para apoio às operações de resposta ao COVID19.

Esse movimento, por si só, é motivo de orgulho para todos nós. Afinal, esse é o melhor do espírito da aviação geral: camaradagem e capacidade de ligar muitos lugares, rapidamente.

Mas as características de uma operação aérea voluntária precisa estar muito clara, então leia atentamente essa mensagem:

1) TODOS os voos que EVENTUALMENTE vierem a ser realizados, SEMPRE ocorrerão,em caráter VOLUNTÁRIO, ou seja, TODOS OS CUSTOS DEVERÃO CORRER POR CONTA DOS VOLUNTÁRIOS.

2) A AOPA Brasil não terá NENHUMA RESPONSABILIDADE PELA OPERAÇÃO AÉREA EM SI. Proprietários e pilotos das aeronaves que se voluntariaram são os responsáveis pelas operações. O trabalho que a AOPA Brasil está realizando, por enquanto, é cadastrar eventuais voluntários e, em contato com as autoridades responsáveis por operações logísticas, EVENTUALMENTE oferecer apoio através de voos voluntários, de forma ACESSÓRIA.

Ou seja, a logística, em casos como esse, ocorre primariamente através da Força Aérea Brasileira, das Forças de Segurança Estaduais, Empresas Aéreas Comerciais e Táxis Aéreos. A eventual atuação de VOLUNTÁRIOS é acessória, jamais canal prioritário de resposta a emergências.

3) O primeiro dever de quem se voluntaria é NÃO SE TORNAR UM PROBLEMA A MAIS. Então, é fundamental só atuar se for chamado. Ao ser chamado, só aceitar participar se estiver seguro que poderá realizar a atividade com MÁXIMA SEGURANÇA, COBRINDO TODOS OS CUSTOS e seguindo TODAS AS REGRAS VIGENTES.

LEIA ABAIXO DICAS DE SEGURANÇA DA AOPA BRASIL.

A AOPA Brasil está, por enquanto, limitando-se a cadastrar possíveis voluntários, mantendo as autoridades responsáveis pela logística informados dessa possibilidade de apoio da Aviação Geral. Caso haja necessidade de acionamento de voluntários isso ocorrerá segundo protocolos estabelecidos pelas autoridades.

 

BAIXE O ARQUIVO ABAIXO PARA OBTER
DICAS DE SEGURANÇA



Download PDF

Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!










fale conosco

(11) 97237.3877

(11) 97237.3877