Quem Somos

Quem SomosConheça a Aopa Brasil

A AOPA Brasil (Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves) foi fundada, no Brasil, em 1.972, registrada originalmente e por muitos anos como APPA (Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves).

Fazemos parte do IAOPA - Conselho Internacional das Associações de Pilotos e Proprietários de Aeronaves, que congrega outras 72 entidades como a nossa, em todo o mundo. Juntos, representamos mais de 470 mil aviadores da aviação geral, fazendo parte como representantes do segmento na ICAO, Eurocontrol, European Civil Aviation Conference (EASA), Joint Aviation Authorities (JAA) e Federal Aviation Administration (FAA). 

O IAOPA atua globalmente nas seguintes áreas de conhecimento aeronáutico: políticas de uso do espaço aéreo, aeroportos, licenças e habilitações de pilotos, regulamentos de operação, meio-ambiente, políticas alfandegárias, impostos e taxas, certificação aeronáutica, meteorologia e requisitos de equipamentos.

No Brasil, a AOPA Brasil têm assento nas principais instituições que controlam as políticas da aviação civil. Somos membros titulares do Conselho da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e participamos do Grupo Especial de Planejamento do Controle do Espaço Aéreo, junto ao DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo). Além disso, participamos ativamente do BGAST (Brazilian General Aviation Safety Team).

Assim como nossos parceiros internacionais, a AOPA Brasil se destaca no trabalho técnico, sem fins lucrativos e voluntário, para garantir a liberdade de voar em segurança, para pilotos e proprietários de aeronaves da aviação geral. Ao longo desses anos de trabalho, foram produtos do trabalho da nossa Associação (dentre outros): 

  • Aprovação do voo IFR em monomotores;
  • Simplificação da instrumentação para voos IFR e voos VFR Noturnos em Terminais;
  • Eliminação da exigência de 2 pilotos para voos IFR;
  • Otimização dos documentos que devem ser levados a bordo de aeronaves;
  • Extinção da cobrança de IPVA sobre aeronaves;
  • Eliminação do “TBO obrigatório” por tempo de calendário, para motores e componentes de aeronaves voando sob o RBHA 91;
  • Participação ativa na revisão de todos os requisitos do RBAC 61 e fim de aeronaves “Tipo” com peso máximo de decolagem inferior a 5.700kg, operando sob o RBHA91.



Estatuto - 30/10/2018 Download PDF

AOPA Brasil - Ata de Aprovação de Contas de 2019 e Diretoria 2020-2022 Download PDF

Demonstrações Financeiras Aprovadas 1º Semestre de 2020 Download PDF

Demonstrações Financeiras 2022 Download PDF

Nossos Valores

Se você quer fazer, faça. Junte-se a nós. Valemos pelo que fazemos, não pelo que falamos que vamos fazer.



Sozinhos, não somos nada. Em equipe, somos capazes de fazer tudo que devemos e queremos.



Não toleramos o que não é certo. Nenhum dos nossos diretores jamais usará a Associação em benefício particular. Se o fizer, não será mais diretor.



A qualidade está acima de quantidade. Tudo que se faz tem que ser muito bem feito.



Dúvidas ou sugestões? Nos escreva!










fale conosco

(11) 97237.3877

(11) 97237.3877