Notícias

ANAC: política e outros interesses. Nada sobre a Aviação

Em dezembro de 2024, a Presidência da República enviou mensagem ao Senado Federal com indicações para diversas Agências reguladoras, dentre elas a ANAC.

Já se observava, então, que o uso de agências reguladoras como instrumento de barganha política estava na ordem do dia das relações entre o Poder Executivo e o Legislativo.

Ao longo desses meses observa-se a intensificação desse movimento que pode culminar com a nomeação, pelo Senado Federal, de pessoas sem a qualificação para liderar a Agência responsável pela aviação brasileira.

A AOPA Brasil não conhece nenhum dos indicados, mas tem informações além de indícios muito fortes dos interesses que estão por trás das nomeações. 

Um dado da realidade é que nenhum dos indicados para a Diretoria da ANAC tem histórico, relação ou conhecimento sobre Aviação civil. Cada um deles têm padrinhos políticos fortes e estão sob influência de acordos envolvendo lideranças políticas nacionais. Nesses acordos entra de tudo, menos a Aviação, seus desafios e soluções.

Nessa equação política não entrou a intenção de fortalecer uma Diretoria que já vinha operando bem depois de décadas de amadurecimento da ANAC. 

Dando certo a lógica arquitetada na politicagem, a Aviação "ganhará" imediatamente uma Diretoria majoritária (com 3 novos diretores, que formam maioria), sem nenhuma experiência com o setor aéreo.

Inexperiência em cargos de comando, na Aviação, costuma não dar certo. A política com p minúsculo está falando alto: a ANAC deve perder uma Diretoria técnica e com diálogo construído com o setor aéreo e ganhar, na melhor das hipóteses, uma grande interrogação.

O Brasil não se livra da sina de estar sempre subjugado por interesses menores, que absolutamente nada tem a ver com o bom funcionamento das suas instituições e dos setores que estão sob sua influência e responsabilidade. O Brasil não cansa de caminhar pelo lugar errado com pessoas erradas, ignorando o que é óbvio e até mesmo a Lei. Sim, a Lei: para o Senado confirmar as indicações por meio de pareceres pro forma na Comissão de Infraestrutura e sabatinas relâmpago, os Senadores precisarão fazer vistas grossas à Lei, aprovando para a ANAC pessoas sem conhecimento no setor aéreo e que ocupam há poucos meses posições em empresas reguladas pela própria ANAC, o que é proibido.


Contato
+55 (11) 97237-3877
Aopa Brasil - Associacao de Pilotos e Proprietarios de Aeronaves
Praca Alpha de Centauro (Centro de Apoio Ii) 54 Conj 03
Alphaville
Santana de Parnaíba SP
06541-075
Nossas Redes
AOPA © 2025. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido com ❤️ por
map-markercross